Páginas

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Serpentina de Ano Novo

...os verdadeiros versos não são para embalar,
mas para abalar... (Mário Quintana).


Aconteceu aqui em casa. 2010 pousou na minha vida para abalar.  Metade dele no Canadá, metade cá, sem contar que 2009 foi praticamente todo lá.  Zuenir diz que o  Rio é uma Cidade Partida. Uma cuca partida numa cidade partida, tinha que dar no que deu, estou mais sacudida que cigarro em boca de bêbado.   Não tenho postado nada desde que cheguei do Canadá, mas começo lentamente a retomar os caminhos do blog.  Esse início foi para aprender.  As modificações dele estão a caminho.

Mudanças estruturais nunca vem sozinhas. Minha alma já não me veste como antes e  isso é muito interessante, considerando a trajetória de criatividade que se seguirá até a reinvenção de mim mesma. OK...você fica momentaneamente inviável para algumas pessoas e coisas  , mas também vocês queriam o que ?  O objetivo de  caçar a alma quando ela se perde é nobre e é assim que a coisa funciona se não
tivermos pânico de mudanças e formos dotados do necessário apetite existencial . Ah... a sensibilidade também nao pode ser igual ou menor que a de uma ameba, para que o reencontro futuro seja bacana, rsrsrsrsrsrsrsrsr.  

Meu tempo de Boas Festas sofreu um abalo sísmico com a perda de 3 grandes amigos que Papai do Céu levou.  Um deles me acolhia no Natal, o outro no Ano Novo.  O terceiro era uma alma peregrina que me servia de exemplo.  Eles eram tao extraordinários, que partiram levando  lágrimas e  deixando como legado , após o luto , a renovação da minha fé em mim mesma e uma triplicada alegria de viver . Eram pessoas que traziam tanto bom humor para a minha vida que não posso decepcioná-las. Nao quero que pensem que nao aprendi com elas as extraordinárias lições que me transmitiram.

O dever de casa está muito bom e eu estou tentando encontrar o lado interessante da coisa que leva ao crescimento  . Fernando Pessoa talvez expressasse os sentimentos que hoje me acontecem de uma forma mais simples.   Talvez dissesse apenas :  merda, sou lúcido! Eu estou me esforçando para usar linguagem menos chula, só porque estamos em tempos de Boas Festas, Ano Novo, essas coisas.


Os ganhos de 2009 e 2010 foram extraordinários, não só do ponto de vista da qualidade das lições quanto da qualidade dos novos amigos que vieram se juntar aos já existentes. Eles superaram em muito as perdas. Acontece que o gongo dos que Deus decidiu levar bateu muito forte em 2010, tao forte que de vez em quando me surpreendo em momentos de fé negociada. Aprendi isso com minha amiga Luiza.

Enfim... navego no meu barquinho e o mar está assanhado, mas azul.  É a vida sacudindo e tecendo sua teia para abalar  o que precisa sair da zona de conforto.  Como não costumo  ter muito medo dessas marés  (claro que tenho algum, sou corajosa mas nao sou maluca) , convoquei a transformação para a luta, montei um ringue inflável em pleno mar revolto  e cá estamos nós,  frente a frente, realizando mais um bom combate.  Tenho  um forte pressentimento de que sairei vitoriosa.  Na verdade, nem sei se esses combates terminam, me parece mais que a própria vida é o ringue e vivo hoje apenas um round mais disputado.    Deposito certa confiança no meu taco e também na sabedoria do Grande Espírito Transformador, ainda que estejamos em momento de negociação. Além disso,  " a gente tem que morrer tantas vezes nessa vida que já estou ficando craque  em  ressurreição" (aspas dessa vez para Elisa Lucinda) .

Que todos vocês sejam muito felizes em 2011  e mais blá, blá e blá mas que,  sobretudo,  permaneçam vivos!  Isso não é um pedido , é uma ordem.  Este item é de alta prioridade na nossa pauta de negociações. Quem estiver bem confortável em sua casa interna, que permaneça morando nela.  Quem não estiver,  que reencontre sua casa interna fazendo uma boa faxina, uma  boa reforma ou, simplesmente , mudando de endereço .  É o que desejo a todos em 2011.

Ultimo recado para os  que acreditam em mensagens esotéricas.  Dizem os sábios, os astros , as cartas e muitos outros saberes dominados pelas bruxas, que as mudanças nesse momento exigem espírito limpo e coração aberto,  mas muuuuuito atento, nada de sair cantando "mamãe eu quero"achando que a batalha está ganha. O  mar não está para peixe . Chegaram a dizer que seria melhor nao passar o reveillon de branco para não absorver o que está no ar.  Sendo assim, é hora  de ter calma e  aprofundar a compreensão das coisas que acontecem com você e ao seu redor, antes da tomada de importantes decisões.  Aquilo ou aquele que parece melhor,  pode nao ser. Já  aquilo ou aquele que parece não ser o melhor, pode lhe reservar ótimas surpresas para 2011. Ou não, rsrsrsrsrsr.
A  lição desse fim de ano parece ser: aprofunde a  compreensão com relação a todas os estímulos, pessoas e questões que chegarem até você tentando se manter num estado ao mesmo tempo: inquieto e relaxado, sério , alegre e leve . Difícil?  Eu também acho, mas vamos em frente.  Um velho amigo que também passou dessa para uma melhor, diria que a situação é grave, mas não é necessariamente séria.
A nossa paz será um pouco roubada, mas será passageiro.  Nas crises mais agudas é aconselhável meditar e deixar que as forças do bem soprem nossa vela e nos conduzam para a calmaria.  No final valerá a pena e, se nao valer, é porque ainda não é o final  (Eita! Essa última frase é batidona e foi criada por alguém que nao me lembro e não to nem aí , rsrsrsrsrsrsrsrs) .

Feliz 2011!
Beijo cheio de carinho, luz e esperança,
Vera Lúcia


.........................................................................................................................................................
PS.:  Se ainda tiverem gás, releiam a  mensagem de Ano Novo que encaminhei em 2008, antes da temporada no Canadá.  Comunico que já  marquei um novo encontro comigo bem lá naquele lugarzinho mencionado na mensagem, logo após esse interlúdio.  Vocês estão previamente convidados para a festa. Quem quiser aparecer antes para trocar um abraço carinhoso, será muito bem vindo.  Atençao.  Reflexão e meditação não contaminam e não são sinônimos de depressão.  Eu vou muito bem obrigada.
........................................................................................................................................................

3 comentários:

Marina disse...

Vera, feliz 2011 pra voce, tambem. Eu pretendo ficar bem vivinha da silva, ate porque uma das suas perdas mencionadas, foi minha tambem, e ainda doi. Nao quero mais perder gente! Entao que todos nos continuemos na luta, que eh o jeito de estar vivo. Adorei o texto, saudades, saudades....

Unknown disse...

Maravilha de Texto, Verinhaaaaaaa!
Acredite que ele veio como uma "encomenda" para o que me anda rondando por tempos tão iguais a esses seus...(só porrada...iiiiiiiii porrada...) para fechar esse 2010 que já foi tarde mas, sem antes levar tanta gente que me soava imortal (ãh...que ilusão egóica esta !).
Pior é que não há "reparo"...são as cortinas que se fecharam derradeiramente...e a consecução desse tédio somos sempre nós...os órfãos dos amigos perdidos...
beijos...e lágrimas...
Mas, voltando à Serpentina de Ano Novo, mil abraços e beijos, Querida !
Arnaldo

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.